Com muito entusiasmo e participação recomeçaram as peregrinações nacionais da Família Salesiana ao Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, na cidade de Ndalatando (Kuanza Norte), com o lema: “Com Maria, luz dos povos, no caminho sinodal”.
A comunidade paroquial, através de uma articulada comissão, tinha preparado, com muita antecedência e com muito carinho, toda programação, pensando no alojamento dos peregrinos e em cada momento do evento.
Chegada e abertura
Na sexta-feira, dia 19, chegaram em Ndalatando muitos devotos, vindo das casas salesianas e de muitas paróquias de Angola: Cabinda, Huambo, Benguela, Dondo, Viana, Palanca, Cacuaco, Sambizanga, Palanca, São Paulo… Da cidade de Luanda, capital de Angola, saíram de manhã dois comboios, transportando mais de 500 pessoas, especialmente jovens, para chegar a tarde na cidade de Ndalatando (250 km de caminho de ferro!); de outros lugares vieram de autocarro e de carro… mas todos com grande entusiasmo e disponibilidade para viver esta peregrinação em espírito de oração, de contemplação e de festa.
A missa de abertura aconteceu às 18 horas. Esta eucaristia deveria ter acontecido no Santuário, mas, devido ao grande número de fiéis, teve que ser celebrada no pátio da Escola Dom Bosco, que ficou repleto de 4.000 pessoas. O coral masculino da paróquia animou a missa, presidida pelo pároco, P. Gino Favaro, que ajudou os fiéis a refletir sobre a importância de Maria na vida da Igreja e na vida de cada cristão.
O pároco convidou todos os peregrinos a passar pelo Santuário, “lugar das graças”, pedindo com fé a intercessão de Maria: e muitos foram ‘visitar Maria’ na sua casa! Antes de ir aos seus lugares de hospedagem, às 21 horas, os fieis participaram juntos da oração do rosário, ilustrado por imagens de Nossa Senhora.