No âmbito das suas atribuições sociais e com vista a celebração da época festiva com as crianças da Rede de Lares Dom Bosco, a Provedoria da Justiça esteve na última semana de Dezembro, nas Mabubas, para uma tarde de confraternização. Mais de cem crianças das diferentes casas de acolhimento da Rede estiveram presentes.
O evento que juntou à mesma mesa os responsáveis da Provedoria da Justiça, as crianças das casas Anuarite, Magone Margarida e Muxima, educadores e Director das Obras Salesianas de Dom Bosco, foi marcado por momentos de poesia, músicas, exibições de danças convencionais e tradicionais e exposição das obras de arte como pulseiras, missanga e peças artesanais como o Samayonga produzidas pelas crianças.
A ocasião serviu, ainda, para os responsáveis da Rede manifestarem as inúmeras dificuldades a que o Lar enfrenta tais como a insuficiência de roupas para as crianças, a alimentação, a questão da remuneração dos educadores das casas, o registo das crianças, o cheiro nauseabundo das valas das Mabubas e as condições precárias das vias de acesso para a casa Margarida.
Para o Director das Obras Salesianas de Dom Bosco, a visita da Provedora de Justiça é uma esperança de dias melhores para a Rede: “esperamos que esta visita nos abra as portas para continuarmos a ajudar estas e outras crianças que se encontram em situação de risco e capacitá-las para contribuírem na construção do País”, disse Pe. Manuel Román Ordóñez.
A Provedora de Justiça, mostrou-se insatisfeita com a realidade apontadas pelos responsáveis dos Lares tendo prometido que levará as preocupações a quem de direito a resolução dos problemas “não fiquei nada satisfeita ao ver lixo na entrada para o Lar, nós vamos reportar estes casos junto a quem de direito para vos ajudar”, garantiu a Dra. Florbela Araújo.
Para além da provedora de justiça também se fez presente o Provedor Adjunto, Aguinaldo da Costa, o Chefe do Departamento dos Segmentos Sociais Vulneráveis, Manuel Damião, o Director do Gabinete da Provedora, Adilson Gouveia, a Directora do Gabinete do Provedor Adjunto, Alina Cunha bem como outros membros da Provedoria.
As crianças agradecem e dedicaram algumas palavras.
Repórter: Afonso Mbezi