A terceira edição do habitual debate com tema pan-africanismo vs ocidentalismo, entre os alunos da 9 classe do período regular do Colégio Dom Bosco, realizou-se no salão da missão católica de Calulo, Libolo. Teve seu início as 11 horas e terminou por volta das 13. O debate foi moderado pelo Prof. Onésio Sobral e foi avaliado por uma mesa de jurados.
Foi um debate bastante proveitoso, embora muito contraditório. Nele pôde-se perceber que os estudantes do colégio Dom Bosco estão a desenvolver do ponto de vista argumentativo.
No final, ambos os grupos reconheceram que:
– as duas culturas complementam-se e que, portanto, não existem culturas menores, nem maiores;
– Que os africanos devem vencer o complexo de inferioridade se quiserem atingir o objectivo pan-africanista;
– Que deve ser combatido as más intenções ocidentais que atrasam o desenvolvimento da África e colocam cada vez mais pobre o nosso continente;
– Que o grande entrave para o alcance dos ideiais pan-africanistas tem sido os líderes políticos africanos que se deixam influenciar facilmente pelos ocidentais.
– que se deve acolher as ideias ocidentais que visam desenvolver o nosso continente e torná-lo mais independente e que
– não são os vestuários e outros traços culturais que nos definem como africanos ou como ocidentais, mas sim os nossos ideiais.
No final, a mesa de jurado atribuiu ao grupo pan-africanista a nota final de 16 valores enquanto que o grupo ocidentalista obteve 15.