A paróquia dedicada à Nossa Senhora do Rosário fundada em 1607 na fortaleza de Cambambe e transferida a Dondo em 1847. Em 1956 inaugurou-se a atual sede paroquial.
Os salesianos assumiram a paróquia no dia 22 de novembro de 1981.
Esta é a comunidade mãe, sendo a primeira presença em Angola. O Pe. Alvino Beber da Inspetoria de Porto Alegre (Brasil), foi o primeiro missionário salesiano, chegado em Angola no dia 1 de Setembro de 1981. Logo a seguir vieram outros e logo assumiram o serviço paroquial nesta cidade.
A sede paroquial, na cidade está bem organizada com 4 centros. Após uma nova divisão da paróquia, a comunidade salesiana atende a vila de Dondo e as comunas de Massangano e Zenza do Itombe. Na área rural há 7 zonas pastorais, com mais de 40 aldeias.
A pastoral catequética funciona muito bem com o catecumenado de 4 anos para os sacramentos da iniciação cristã. Na catequese há perto de 2500 catequizandos com 120 catequistas. Vários movimentos eclesiais dinamizam a vida paroquial. O Movimento Juvenil Salesiano convoca aproximadamente 1300 jovens. O grande desafio pastoral nesta comunidade, assim como nas demais paróquias, consiste em que esta vitalidade cristã e evangelizadora encontre continuidade no matrimónio e família cristã.
Em Cassualala, 20 Km da sede paroquial, funciona a Escola Missionária Dom Bosco, com escola primária e 1º ciclo. Na sede de Dondo iniciou o 1º ciclo, como anexo. Nalgumas aldeias ainda continuam as aulas de alfabetização.
O Centro de Formação Profissional, oferece cursos vários em informática, eletricidade, pastelaria, costura, frios. A serralharia e carpintaria, pelo momento são só para produção.
Na comunidade de Dondo funciona o pré-noviciado. Os jovens pré-noviços estão bem inseridos no caminho formativo assim como na animação pastoral.