“Meu filho! Dá-me teu coração. Que teus olhos observem meus caminhos. ” (Pv 21,26)
Ao celebrarmos o último domingo deste Ano Litúrgico, somos exortados a responder ao chamado constante que Deus nos faz através de sua Igreja, cuja missão é nos conduzir a Ele, nosso Criador. Cristo, o Primogênito do Pai, o Filho amado, que existia antes de todas as coisas, é a Cabeça da Igreja, e deseja, ainda hoje, nos reconciliar Consigo, para que a verdadeira paz aconteça, não a paz passageira que o mundo prega, mas a Paz que brota do Alto, do Coração do Pai.
O mesmo e sempre Cristo, Rei do Universo, que foi escarnecido e ridicularizado na cruz, continua ainda hoje, sendo rejeitado e desacreditado por muitos, sendo posto em último lugar ou mesmo ignorado diante das ‘pressas’ modernas. Num tempo onde tudo é urgente, para ontem, como se diz e logo descartado, pois novas coisas e ‘necessidades’ surgem, o que é “perene, essencial e imutável” fica esquecido, infelizmente. Diante dessa triste realidade, o Espírito Santo, que é a Voz condutora da Igreja de Cristo, suscita meios de sempre colocar no centro Aquele que sempre deve ser o eixo condutor de tudo: Cristo, Rei e Salvador.
A Jornada Diocesana da Juventude tem por objetivo mostrar aos jovens a sua importância dentro do plano de Deus, sua essencialidade no projeto missionário e evangelizador, esclarecendo a eles que é possível viver em Cristo e continuar sendo jovem de maneira sadia, quando se tem Jesus como ponto de referência, como centro de seu viver. Dar ao jovem novas possibilidades que vão muito além das telas eletrônicas, que parecem ser tão inclusivas, mas que excluem e afastam cada vez mais da realidade do dia a dia, seja familiar ou coletiva.
O jovem que permite que Jesus venha ao seu encontro, acaba por encontrar-se consigo mesmo, redescobrindo em si a capacidade de olhar ao seu redor com os olhos da fé e do amor ao próximo, numa perspectiva mais fraterna e solidária. A Jornada Mundial da Juventude 2023 tem como lema: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39). Os jovens do mundo todo são chamados a colocarem o pé na estrada, a saírem apressadamente, tal como fez a jovem Maria, grávida do Salvador, ao ir ao encontro de sua prima Isabel.
O convite é de Jesus, o Rei do universo é claríssimo: jovem, levante-se, desperte para sua vocação primeira que é anunciar o amor entre seus amigos de colégio, de balada, seus familiares, seus contatos de internet. Seja um jovem anunciador da Boa Nova onde Deus te coloca hoje, agora. A humanidade tem pressa de conhecer Jesus, seja você o bom caminho. “Jovem eu te digo, levanta-te! ” (Lc 7,14).
+ dom Carlos José, bispo de Apucarana (PR)