O primeiro encontro de Famílias Missionárias de Cristo aconteceu em Benguela de 23 a 25 de Fevereiro, com a participação de mais de 40 casais,
O QUE SÃO AS FAMÍLIAS MISSIONÁRIAS DE CRISTO?
E una organização de famílias que começam com o Retiro Espiritual com anuncio do Kerigma, com o convite de formar pequenas comunidades entre 12 a 15 famílias, a sua vez sejam missionarias ás outras famílias. São convidados para o Retiro Espiritual os amigados, as mães solteiras, as viúvas e os casais com o sacramento de matrimónio.
A formação oferece três etapas, a primeira o encontro com Jesus Cristo e dura ao menos seis meses. A segunda é discipulado que dura dois ou tres anos. E a terceira, e para aqueles que ja caminharam e perseveram no serviço e na missão, recebem o nome de Apostolado.
COMO SURGIRAM?
O pedido dos Bispos de Latino-América e Caribe (2007) em fazer uma Missão Continental foi a origem remota de FMC (Famílias Missionarias de Cristo). A realização de missão continental colocou a Igreja em missão em todas as dioceses e paroquias de Paraguai. No Vicariato Apostolico iniciou-se a missão fluvial, isto é com a experiência missionária de famílias com seus filhos visitando as povoações das ribeiras de Rio Paraguay (2010).
Com o tempo foi-se espalhando a experiência de famílias entregues á missão. Assim, na Arquidiocese de Asunción, na paróquia Virgem do Carmo de Villa Elisa começou uma comunidade de FMC. A pedido do então Bispo responsável das Missões Mons. Edmundo Valenzuela, foram-se incluídas nas Obras Missionárias Pontifícias (2010). Desde então tem-se nas OMP os três grupo: Infância Missionária, Juventude missionaria e Famílias Missionárias.
Durante varios anos a presença de Famílias Missionárias nas OPM ajudou o seu crescimento, não só em Paraguay, mas espalhou-se em Venezuela, Cuba, Peru, Ecuador. Ultimamente chegou em Angola…
MISSÃO INTERCONTINENTAL
Finalmente deu-se essa realidade com a presença dos fundadores Aldo Fanego e Carmen Benitez no continente africano, Angola, em companhia de Dom Edmundo Valenzuela. Em Dezembro de 2022 até Fevereiro de 2023, por três meses foi a primeira visita em Luanda, Dondo, Benguela, Lwena.
Visitamos o ano passado alguns Bispos de Angola, onde tem-se a presença salesiana. Estivemos como Arcebispo de Luanda e com os Bispos de Huambo e de Benguela. Eles tiveram conhecimento da vida e missão das Famílias Missionárias de Cristo na visita que tínhamos feito nas suas sedes. Dom Filomeno fez organizar uma reunião de pastoral familiar para receber informações de Famílias missionárias de Cristo.
Este ano 2024 o casal Aldo e Carmen voltaram para dar impulso e seguimento pastoral aos grupos que nasceram e perseveram em Dondo. Também continuará a oferta pastoral em Ndalantando, em Benguela e em Luanda.
As famílias são evangelizadas, começam uma caminhada espiritual de transformação da própria pessoa e família em vista a evangelizar as outras famílias. Vê-se a força que tem a pregação para que o Espírito Santo realize a sua graça de salvação.