Comunicação e Formação

Os Delegados para a Comunicação Social (CS) e para a Formação, das Inspetorias e Visitadorias da Região salesiana África-Madagascar continuam reunidos, de 17 a 21 de outubro, no Centro para Retiros “Mornese”, de Lusaka, na Zâmbia, para refletir acerca de variados problemas atuais dos respectivos campos. O encontro também conta com a participação do Conselheiro Geral para o Dicastério para a CS, P. Gildasio Mendes, e foi aberto com uma ‘Lectio Divina’ sobre a mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, meditação guiada pelo P. Jose Kuttianimattathil, da Equipe do Dicastério para a Formação.

Os Delegados dos dois Setores se dividiram a seguir nos respectivos grupos para uma reflexão mais aprofundada. Os da CS passaram todo um dia partilhando suas opiniões acerca das oportunidades e desafios nas respectivas Circunscrições (Inspetorias, Visitadorias, etc.). Na ocasião, o P. Mendes, dadas as boas-vindas a todos os presentes, sublinhou que o evento representa “um momento de encontro e união (…), um tempo para viver e praticar o ‘sacramento da presença’ (…), um momento de comunhão”.

Passou em seguida a guiar os Delegados mediante uma reflexão sobre o ‘Instrumentum Laboris’ do Pacto Global para a Educação, lançado pelo Papa Francisco em 2019, e acerca de como esse documento possa servir de guia para a Comunicação Social salesiana relativamente a cinco aspectos: ‘evangelicidade’, sinodalidade, salesianidade, ‘convergencialidade’, ‘artisticidade’ – (passem os neologismos do tradutor.NT) – todos aspectos, esses, aprofundados pelo P. Mendes relacionando-os com a comunicação.

Já o P. Maciej Makuła, do Setor para a CS, propôs, em seguida, os possíveis temas para a celebração do Bicentenário do «Sonho dos Nove Anos» de Dom Bosco e do Congresso Internacional sobre a Comunicação a ser feito em Roma em agosto de 2024. Aos Delegados se pediu elaborar ideias criativas para celebrar esse tão importante evento para a Família Salesiana.

Durante o encontro conjunto dos dois dicastérios, explorou-se também, tanto nas reuniões plenárias quanto nos trabalhos em pequenos grupos, o tema do mundo digital e seus desafios para os salesianos e os jovens de hoje.

O Irmão Raymond Calo, do Setor da Formação, e o P. Mendes, explanaram suas respectivas contribuições, sublinhando mais uma vez que o viver no mundo digital já não é uma opção. Neste sentido, o Sr. Callo observou que “nós, salesianos, somos chamados a ser educadores e pastores no mundo digital, e que a nossa identidade de salesianos neste espaço deve ser autêntica e transparente”. O debate, portanto, visou como integrar os aspectos do mundo digital no conjunto da formação.

O P. Mendes, por sua vez, sublinhou que o acompanhamento dos jovens, especialmente dos Salesianos ‘jovens’, deve sempre ter no centro o Evangelho; e propôs mais a seus coirmãos africanos de criar uma plataforma digital salesiana africana, plataforma que seja centro de informação regional. Além disso, recordou que os salesianos são também chamados a ser agentes críticos no interior desse mundo digital.

E ainda, dentro de uma de suas falas, encorajou o P. Mendes os Delegados a continuarem a estudar, a escrever, a pesquisar. E ao referir-se à santidade de Santo Artêmides Zatti, indicou-O como modelo para os salesianos, especialmente para os coirmãos em formação inicial, no tange ao cuidado dos pobres e dos doentes. (fonte infoans.org)

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.