Benguela 35 anos

FESTA PAROQUIAL DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

Os dias 27 e 28 de Maio tivemos uma bela festa paroquial, que envolveu não só os fieis paroquianos mas toda a população que vive do mar na Zona B de Benguela.

Tudo começou pelas 14h00 no largo que fica em frente do antigo caminhoneiro. Neste lugar tinha um lugar bem enfeitado onde Nossa Senhora esperou como Mãe paciente os filhos peregrinos e junto a Ela um coral numeroso, bem uniformizado e entusiasmado foi criando ambiente. Num determinado momento organizamos a processão onde a cruz e uma longa fila de acólitos abriam o caminho formando uma bela ponta branca atrás deles Nossa Senhora carregada por quatro devotos e imediatamente depois o sacerdote e o grande coral. Também estavam presentes uma legião de crianças e adolescentes da catequeses acompanhados e organizados, os Aspirantes e um bom número de catequistas o P. Mauro e o P. Victorino, finalmente tudo o povo de Deus. Depois dumas palavras motivadoras do Evangelista João Guerra e logo do Pároco o pe. André começamos a caminhar. Com a ajuda dos escuteiros e o protocolo da paróquia conseguimos atravessar sem problemas e rapidamente a grande estrada e nos dirigimos para a beira do mar. Neste pequeno trajecto e na medida que rezamos o terço o número de pessoas se triplicó. Não demoramos em contemplar a beleza do mar o qual nos obrigo a deter a procissão para agradecer ao Senhor e para invocar pela intercessão de sua Mãe que nos siga abençoando com abundância de peixes. Na medida que caminhamos pela praia os cantos e a alegria aumentava ao chegar as bombas, (um pequeno porto onde as pequenas embarcações descansam depois das longas horas de pesca), o número de pessoas era imenso, lá estavam não só os católicos, estava uma grande multidão feliz de sentir que Deus estava lá com eles derramando sua graça.

Nas bombas, encontramos um pequeno altar, com muitos valdes com agua para abençoar, que a comunidade do Centro Pastoral de Rosário tinha preparado com muito carinho e também uma pequena embarcação bem enfeitada com flores e a imagem de Nossa Senhora que a irmã Leo, Elisabeth Sala e Bela (duas jovens da Paróquia) tinham feito.

Todos os que tinham trazido intenções escritas as colocaram na pequena embarcação de Maria e logo as crianças e adolescentes da catequeses la embelizaram com flores de papel feitas por eles mesmo. A seguir o Pároco fez uma oração lembrando a todas as pessoas que trabalham no mar, e pedindo para que possa “Morrer muito peixe” como dizem os locatários. Benzeu a agua e junto aos acólitos e o Evangelista, com a imagem de Nossa Senhora e a pequena embarcação subiu a uma chata a qual nos levou a um barco maior e desde lá partimos para abençoar as embarcações.

Nossa Senhora trazia a todos os outros barcos como um imam, que colando-se a seu canto recebiam a bênção que o Pe. Lhes brindava. Era digno de ver quanta alegria e euforia tinham os pescadores ao receber a chuva de Agua benta. Num determinado momento a embarcação acelerou e fomos ao largo onde deixamos a embarcação como oferta a Nossa Senhora com todos os nossos pedidos que devagarinho fomos perdendo de vista.

Ao voltar para a praia toda a multidão tinha ficado observando a bênção dos barcos com cantos e alegria mas também como reclamando que eles também precisavam da bênção. Fois assim que o padre foi passando pelas barracas, onde todos os dias vende o peixe e logo pela rua abençoando a banhando com agua benta a toda esa gente que com um grande sorriso expresavam a alegria de sentir-se amados por Deus.

Assim chegamos finalmente a estrada principal, frente ao Kero onde tem um jardim, lá fizemos outra paragem, esta vez para abençoar a estrada que tantas vidas humanas tem levado nestes anos e assim pedir que pela intercessão de Nossa Senhora dos Navegantes possam diminuir ou mesmo acabar estes acidentes fatais.

Sempre com ajuda dos escuteiros, do protocolo e também da polícia atravessamos novamente esta grande estrada e sem parar de derramar agua benta entre os carros a procissão entrou no quintalão do Complexo de Dom Bosco onde no lugar onde já estão os alicerces da nova Igreja se encontravam todas as viaturas e motorizadas dos nossos fieis paroquianos, foi assim que também receberam a bênção. Por último entramos na gruta de Nossa Senhora, onde fizemos uma nova inauguração, já que por ter sofrido vandalismo tivemos que fechar. A partir de hoje, neste dia glorioso, novamente os devotos puderam rezar num lugar tranquilo e com bela sombra à sua Mãe do Céu. Este momento foi o momentos de acender nossa velas, por grupos foram passando todas as pessoas colocando-as junto a suas intenções, iluminando a gruta com uma bela luz, foi assim que todo estava preparado para continuar a festa invocando o Espírito Santo.

Sendo as vésperas de Pentecostes os jovens que se estão preparando para o sacramento do crisma, passaram ao frente para receberam o sinal da luz e do sal. “Ao receber o Espírito Santo serão Luz e Sal do mundo” com estas palavras e outras parecidas o P. Mauro e os catequistas foram fazendo este sinal em todos os catequizandos.

A seguir depois duma oração e invocando ao Espírito Santo assistimos a entrada de 12 grandes línguas de fogo. Esta foi uma bela coreografia feitas pelas aspirantes das irmãs Filhas de Maria Auxiliadora que nós ajudaram a pensar nesse grande momento que os apóstolos experimentaram. Assim com muitos cantos e alegria terminamos o primeiro dia de festa.

O dia 28 de Maio nos juntamos novamente todos os paroquianos, numa única missa no tecto do Centro Profissional Dom Bosco, para celebrar pentecostes e agradecer pelos 35 anos de existência da Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes. Nesta Eucaristia depois da homilia o pároco foi entregando aos animadores dos 40 grupos da paróquia uma vela como sinal de compromisso de partilhar a fé animada pelo Espírito. Outro momento pitoresco foi o ofertório onde todos os grupos se comprometeram a dar cadeiras laranjas de plástico para que todos os que participam na Eucaristia não tenham que trazer de suas casas. Era engraçado e original ver como um rio laranja que devagarinho rodeava o altar. A seguir depois da ação de graças que foi bem animada e dançada por um pequeno grupo de crianças fizemos a premiação de cinco paroquianos que se destacaram pelo seu serviço generoso e sacrificado.

A festa continuou com um almoço partilhado e também com uma alegre tarde recreativa onde nossos aspirantes foram o motor animador. Neste momento estava na música o nosso Assistente Massocolo e como ‘digei’ o P. Mauro.

Como temos que agradecer ao Senhor por esta linda família paroquial, por tanta vida, tanta juventude e tanta devoção. Nossa Senhora Auxiliadora dos Navegantes rogai por nós.

Pe. Andrés Algorta

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.