Depois do encontro com o Padre Diretor da Escola Salesiana de Calulo, Pe. Romão Mascarenhas, e com os responsáveis do projeto “Agricultura para a vida Angola”, preparei o calendário de trabalho para os próximos dias e ilustrei os objetivos da 2ª fase do projeto estabelecido com a Fundação ‘Don Bosco Nel Mondo’ de Roma.
Logo pela manhã, às 07h30, visitei os primeiros alunos do Curso Básico de Agricultura da Escola Superior Salesiana de Calulo. Após o bom dia trocamos algumas considerações e experiências a respeito da importância do projeto: excelente corpo docente e um grupo de jovens estudantes muito motivados que não se cansam de nos agradecer pela excelente oportunidade!
É hora do almoço: aqui estão os primeiros vegetais da Escola Agrária de Calulo, recolhidos pela cozinheira para servir à mesa. Este importante projeto está produzindo seus primeiros resultados!
À tarde, procedemos à limpeza dos terrenos próximos à área de produção, para a construção de três ‘buracos’ para fertilizar os campos de forma natural.
A 45 minutos de viagem de Calulo, e a 1.400 mts de altura, visitei uma maravilhosa fazenda, dos Salesianos de Dom Bosco. Neste local existem aproximadamente 40 hectares que serão utilizados para o cultivo de diversos tipos de frutas locais.
Entre ontem e hoje, foram concluídas as obras de instalação do tanque de água e das ligações para regar ‘gota a gota’ na área de ensino técnico (estufa agrícola e campo aberto).
Fomos, também, recebidos, na sede da Câmara Municipal de Calulo, por alguns membros da Câmara Municipal. No encontro, apresentamos o projeto “Agricultura para a Vida” ao Diretor do Ministério da Saúde, Dr. Santos, e ao Diretor do Ministério da Agricultura, Dr. Barroso. O objetivo é gerar uma colaboração sólida e promover conjuntamente boas práticas agrícolas respeitando a saúde humana e o meio ambiente.
Nos últimos dias, foram cortadas duas árvores da floresta da Missão Salesiana do Libolo, para a construção da segunda estufa agrícola e, durante o ano passado, outras duas para fazer a primeira.
Hoje começamos a plantar, junto com os irmãos salesianos Teòfilo Caputo e Teixeira Almeida, as primeiras 10 das 60 árvores que serão plantadas na mesma floresta. Com este gesto, o projecto “Agricultura para a vida Angola” marca presença para deixar uma marca importante em favor do ambiente.
Como sempre…. sair daqui não é muito simples.
Aqui estamos construindo um projeto maravilhoso, que dá força e esperança aos jovens e a toda uma comunidade. Com este projeto, que nasceu na Escola Salesiana do Libolo, pretendemos transferir conhecimentos básicos para educar a população local a crescer de forma saudável e levar alimentos saudáveis à mesa. A iniciativa “Escola de Campo” levará os professores da nossa Escola Agrária Salesiana de Calulo, em conjunto com o Ministério da Saúde e Agricultura local, a difundir o nosso método nos vários centros habitados da região.
Agradecimentos sinceros aos Salesianos da Missão Salesiana de Calulo, a todos os técnicos e professores da nova Escola Superior de Agricultura e a todas os benfeitores da Itália, que trabalham junto connosco neste grande projeto!
Agricultura é vida! Devemos trabalhar juntos para protegê-lo, respeitando a saúde de todos.
Até breve e uma calorosa saudação a todos!
Daniel Ormeno