Atentos aos gritos dos jovens nos mercados, nas praças e nas ruas da cidade de aldeias rurais, os Salesianos continuam a trazer esperança e a ajudar a construir este país rico que é Angola.
Após mais de 40 anos de presença, neste momento particular da história, já é possível ver o quanto foi alcançado e o trabalho realizado. Com o enfoque na construção do Reino de Deus, o objectivo principal da acção Salesiana tem sido a educação formal e informal de jovens que vivem em condições socio-económicas desfavoráveis.
A evangelização e a promoção da dignidade humana são reflexo de uma visão global da educação, que vai do ensino básico ao ensino profissional, abrangendo o lazer e o desporto, e tem como objectivo as diferentes fases e aspectos da vida do jovem.
Resumidamente o serviço pastoral e social dos Salesianos são os seguintes:
A – Cidadania
Educação ao respeito da natureza, refletindo sobre ecologia; registo civil de crianças e adolescentes até aos 18 anos; formação sobre os direitos humanos;
B – Saneamento básico e saúde
Consciencialização da prevenção de doenças endémicas (cólera, HIV/SIDA, malária) e cuidados materno-infantis; educação ao amor e à sexualidade;
C – Educação
Construção de escolas, com salas de aula e equipamentos respectivos; alfabetização, com atenção especial para o ensino dos fundamentos básicos; criação de bibliotecas;
D – Trabalho e Formação Profissional
Inserção no mundo do trabalho através de cursos em vários setores; formação profissional básica; preparação básica para a empresa; apoio ao desenvolvimento pessoal e familiar; produção de actividades auto-sustentáveis.
E- Sector da construção
Cursos de construção civil; assistência na reconstrução habitacional; construções de carácter social.
F – Cultura, Desporto e Lazer
Teatro; actividades culturais; cursos para animadores de grupos; grupos corais e orquestras; treinos desportivos;
G – Centros Juvenis
Os Centros Juvenis permitem aos jovens, devidamente acompanhados por educadores, graus mais elevados de participação e de responsabilidade.
H – Actividades extra-escolares
Tempo livre; actividades educativas: leituras, teatro, dança, canto, música.
I – Educação formal
Escola de Dom Bosco de Sambizanga com 3800 alunos; Escola Dom Bosco de Trilhos com 1500 alunos; Escola Dom Bosco de Benguela com 180 alunos; Cassoalala-Dondo com 800 alunos; Ndalatando com 750 alunos; Calulo com 800 alunos; Luena com 2.500 alunos e Viana com 250 alunos.
J – Educação Informal (alfabetização)
A alfabetização com o método ‘Dom Bosco’ Já teve 40 centros, 6000 beneficiários (incluindo 70% de jovens e mulheres adultas) e 400 instrutores (na maioria gente jovem). Agora, por causa da falta de recursos, diminuiu bastante sua capacidade.
K – Formação Profissional
Educação profissional básica; cursos de: informática, metalmecânica, fabricação de armários, mecânica, solda, electricidade, pastelaria, construção civil, artesanato, reparação de motores; treino para o auto-emprego; educação para a o trabalho na empresa.
L – Sanidade Preventiva
Enfermaria; educação e prevenção na área do HIV/SIDA; cuidados infantis.
M – Grupos Juvenis
Formação do carácter e compromisso social: actividades de grupo, formação espiritual, educação para o amor e paternidade responsável, formação para a cidadania.
N- Actividade Missionária local
Faz-se o impossível para ajudar os mais afastados das zonas urbanas, no seu crescimento espiritual e social. Os laicos desenvolveram um movimento que implica os jovens e adultos na catequese, na alfabetização, na saúde e na gestão da comunidade.
Os Salesianos trabalham com base em valores tais como: amor fraternal, primazia do indivíduo, a família como valor, jovens responsáveis de outros jovens, confiança nos valores espirituais que complementam a educação recebida, iniciativa juvenil, trabalho em coordenação com outros (trabalho em rede).
O resultado é uma educação abrangente que ajuda as pessoas a dialogar e a conviver em democracia, servindo-se de valores espirituais. Não falta o apoio à educação dos adultos que não tiveram oportunidades de educação enquanto jovens. O trabalho dos Salesianos em Angola já atingiu mais de 31.125 estudantes e cerca de 100.000 pessoas a nível nacional, um número que reflecte a sua força e o seu trabalho.